
A internet é a mais completa e dinâmica fonte de informação do planeta, de tão usada, já causa previsões de colapso na própria estrutura. Na última década, o número de internautas ficou dez vezes maior: até o primeiro trimestre do ano de 2009, já era 1,407 bilhão. Isso significa que UM em cada CINCO habitantes do planeta está conectado à rede - um número que parece grande para uma tecnologia que nem sequer existia em nossa vida cotidiana há pouco mais de 15 anos.
Enquanto nos países mais ricos, como EUA e Canadá, 73% da população já tem acesso à internet e nas regiões mais pobres como África apenas 5,3% dos habitantes se conectam ao mundo de informações e negócios da rede, o que pode aumentar o abismo entre as nações ricas e pobres.
A internet causou profundas mudanças no mundo dos negócios e do trabalho e já é considerada uma nova Revolução Industrial. A globalização, por exemplo, está ligada ao crescimento da rede e aumentou muito a quantidade de transações comerciais.
O Brasil vem caindo no ranking do desenvolvimento com uso de tecnologias. Está em 59°, porque exibe muitos contrastes no contexto da internet. A rede cresce entre a população, mas a banda larga não chega a todos. Nas escolas, o acesso é mínimo e a penetração para a população é baixa.
Não tem como falar em internet sem falar nos crimes que ocorrem na rede como, fraudes, pedofilia e difamação, esses assuntos trazem à tona a discussão sobre a criação de limites na rede. Países com regimes autoritários controlam o conteúdo da internet.
Dá para imaginar a navegação na rede, com a proibição de download?
