sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Planeta Poluído






O modelo de desenvolvimento da sociedade contemporânea tem provocando impactos ambientais em todo o planeta. O esgotamento de recursos naturais, como petróleo e gás natural, a escassez da água potável, a poluição e o desmatamento são algumas das questões mais preocupantes.
Galerinha, temos que conhecer o que está se tornando um problemão hoje em dia. Culpa de quem? Nós mesmos, seres humanos.
Aquecimento global é o aumento da temperatura média do planeta. Derivação disso é o efeito estufa, que aumenta o aprisionamento da radiação solar elevando a temperatura global. Ninguém merece todos os dias do ano aquele calorão né?
Aquecimento global também causa a desertificação que compromete 13% do total das terras brasileiras! Sem falar da chuva ácida, que ao cair na superfície, distorce a composição química do solo e das águas, atingem as cadeias alimentares e destroem florestas e lavouras.
A poluição atmosférica é uma das principais causadoras do aquecimento global. A emissão de CO2 na Grande São Paulo, é de 1,66 milhão de toneladas por ano! Os veículos são responsáveis por mais de 90% desse total.
E a poluição das águas? No Brasil mais da metade do esgoto produzido é despejado diretamente nas águas dos rios, lagos e oceano sem nenhum tratamento. Um exemplo trágico disso é o Rio Tietê.
A poluição do solo explica perfeitamente o que está acontecendo hoje: OS ALAGAMENTOS EM TODO O PAÍS. O Brasil produz em média 230 mil toneladas de lixo POR DIA!!! Parte disso está nas ruas, que acaba barrando a passagem da água da chuva para os “bueiros”, o que obviamente causa enchentes.
Não adianta ficar sentado assistindo todas essas tragédias acontecerem e ficar se lamentando. BORA LEVANTAR DAÊ E FAZER SUA PARTE! Um exemplinho? Não jogar o potinho de sorvete, papel de bala, ou qualquer outra coisa que não lhe sirva mais, nas ruas e rios. Difícil isso?
Mais um problema preocupante é a falta de água. A Terra é recoberta por 70% de água mas, 97,5% é imprópria para o consumo humano e grande parte dos animais, e apenas 2,5% da água do planeta é doce e desse estoque apenas 1% está disponível para o consumo. De acordo com os dados da ONU (Organização das Nações Unidas) cerca de 1,7 BILHÕES DE PESSOAS convivem com a falta de água.
A falta de água pode gerar conflitos e até guerras entre nações que disputarão o controle da água, assim como houve e ainda há guerras pelo petróleo.
O Protocolo de Kyoto é um tratado internacional de maior importância sobre meio ambiente. O objetivo principal é reduzir a emissão de gases de efeito estufa e dessa forma diminuir o aquecimento do planeta e além disso estimula as nações a gerenciar o destino do lixo, proteger as florestas, entre outros (Olha que coisa legal =D). Foi assinado por representantes de mais de 160 países em Kyoto, Japão em 1997. Os E.U.A. não assinou o tratado alegando que isso traria problemas para sua economia ¬¬ e esse país é o maior emissor de gases de efeito estufa do planeta!
O Protocolo de Kyoto expira em 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário